OP_ERA: Sonic Dimension chega pela primeira vez ao Rio e desembarca no Futuros – Arte e Tecnologia

Créditos da imagem: Daniela Paoliello

Uma experiência imersiva inédita está chegando ao Futuros – Arte e Tecnologia! OP_ERA: Sonic Dimension chega ao Rio de Janeiro pela primeira vez. Desenvolvida pelas artistas e pesquisadoras brasileiras Rejane Cantoni e Daniela Kutschat em 2005 e atualizada em 2022, a instalação interativa Após passar por Portugal e Belo Horizonte, a obra convida o público do a uma experiência sensorial única, estimulando a participação e a interação direta dos visitantes.

A obra faz parte da coleção de arte cibernética do Acervo Itaú Unibanco, gerido pelo Itaú Cultural, e permanece em exibição até 25 de janeiro de 2026. Sua chegada ao Futuros marca o início da parceria Plugin, entre o Instituto Futuros e o Itaú Cultural, que tem como propósito promover intercâmbios, debates e experiências na fronteira entre arte, vida e tecnologia.

Créditos da imagem: Daniela Paoliello

A instalação é composta por três grandes telas de 3,25m por 2,49m, que formam o volume de um cubo aberto, preenchido por centenas de linhas virtuais semelhantes às cordas de um violino. Afinadas com a tensão ideal, essas “cordas” vibram em frequências de luz e som que se transformam conforme a interação do público. Cada movimento, som ou gesto realizado pelos visitantes é traduzido em respostas visuais e sonoras em tempo real, criando uma experiência imersiva e única.

“Exibir OP_ERA: Sonic Dimension no Futuros – Arte e Tecnologia é uma oportunidade extraordinária. A obra convida o público a escutar imagens e ouvir sons, expandindo os sentidos e revelando novas formas de percepção. Nesta exibição, o centro cultural conecta arte, ciência e tecnologias avançadas, possibilitando aos visitantes viverem experiências mais humanas, inclusivas e planetárias”, afirma Rejane Cantoni.

Abertura terá painel com convidados

Como parte dessa parceria, será realizado o painel “Confluências entre Arte, Vida e Tecnologia”, no dia 9 de outubro, às 17h, com a participação de Rejane Cantoni, Fernando Oliveira (gerente do MediaLab da Fundação Itaú), Leonardo Moraes (curador da residência 2050/Upload) e mediação de Luciana Adão, coordenadora de Cultura do Instituto Futuros.

“Arte e tecnologia caminham juntas há séculos, mas a atualização constante das tecnologias atuais nos possibilita expandir as experimentações das linguagens artísticas. Elas nos colocam diante de desafios de criação e também da provação do humano, em sua capacidade de imaginar e transformar. No Itaú Cultural, buscamos cultivar esse espaço de diálogo, reflexão e invenção”, comenta Jader Rosa, superintendente do Itaú Cultural.

OP_ERA: SONIC DIMENSION

De 9 de outubro a 25 de janeiro de 2025

Horário: quarta a domingo, de 11h às 20h

Entrada franca

 

Principais Tags:

Compartilhe com o universo!

Leia também
OP_ERA: Sonic Dimension chega pela primeira vez ao Rio e desembarca no Futuros – Arte e Tecnologia
Década Turva: Maquinas celebra 10 anos de carreira com show gratuito no Teatro Futuros
De Paris ao Rio: mostra fotográfica celebra existência e resistência LGBTQIAPN+
O espetáculo infantil ‘Elefante’ retorna ao Futuros com temporada em outubro
Primavera do Musehum traz debates e exposições sobre mudanças climáticas
Seminário Loucura Suburbana reflete sobre arte, território e saúde mental