Sobre

Futuros – Arte e Tecnologia é um espaço de cultura e encontro no Rio de Janeiro.  Localizado em um prédio histórico no bairro do Flamengo,que por muitos anos abrigou o Museu do Telephone,  o clássico projeto arquitetônico de Peter Gasper se destaca na paisagem. Um centro cultural com entrada gratuita que resgata o passado e preserva a memória, enquanto propõe um presente com criatividade e inovação para a construção coletiva de novos futuros. Nele, arte, tecnologia e ciência convergem em inúmeras possibilidades de conexões com o que é humano.

Nossa História

1918

A primeira estação de telefonia do país chega ao bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro, ainda capital do país. O espaço que hoje abriga Futuros – Arte e Tecnologia era então conhecido como Estação Beira-Mar, onde até 1930 eram realizadas ligações, de maneira manual, com o auxílio de telefonistas. 

1981

Última central telefônica manual da cidade a ser desativada, nos anos 1940, o prédio foi cenário para a profissão que inseriu as mulheres no mercado de trabalho. Quarenta anos depois, ele é transformado no Museu do Telephone.

1997

Visto como um espaço para resgate da história e fomento da arte, o Museu do Telephone passa a receber outras atrações. É o momento em que é instalada no prédio uma galeria de arte contemporânea com programação que passa a incluir vídeo, música e artes cênicas.

2000

O prédio histórico  passa por reformas para ser ampliado, sem deixar de lado a preservação do patrimônio da telecomunicações que abriga. É o momento em que são reforçadas as possibilidades para o futuro.

2005

Em maio, foram abertas as portas do Centro Cultural Oi Futuro, espaço para de encontro entre  a história, a arquitetura, a tecnologia e a arte contemporânea em diferentes linguagens.

2007

Como uma evolução do Museu do Telephone, é inaugurado o Museu das Telecomunicações. No mesmo espaço do centro cultural, o museu utiliza a tecnologia como ferramenta para contar a história da comunicação humana ao redor do globo.

2010

A implementação de técnicas modernas de conservação dos objetos museológicos possibilitam a criação da Reserva Técnica. No mesmo contexto, é criada também a Midiateca, disponibilizando no formato virtual todos os arquivos históricos do museu.

2012

O ano marca o lançamento da Coleção de Arte e Tecnologia, livro documental que conta a história  da restauração e adaptação que transformou o Museu do Telephone.

2020

Após uma reestruturação física e tecnológica, o Museu das Telecomunicações dá lugar ao Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, com um olhar para a evolução das comunicações a partir das relações humanas. Agora, o visitante está no centro da experiência e é também parte do repertório do museu.

2023

Após 18 anos de trajetória, começa uma nova fase para o centro cultural que hoje é chamado de Futuros – Arte e Tecnologia. Com a abertura inédita para investimento de novos parceiros, o espaço permanece sob a gestão do Instituto Oi Futuro com uma curadoria artística inovadora e programação ainda mais dinâmica que une teatro, exposições, mostras culturais e experiências imersivas.

2024

O Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades investiga cada vez mais de perto as novas questões que envolvem o impacto das tecnologias de comunicação nas relações humanas. A popularização das mídias digitais possibilitou que todas as pessoas com acesso  à internet se tornassem consumidores, produtores e compartilhadores de conteúdos online num volume e velocidade sem precedentes na História. Mas será que já estamos preparados para lidar com tantas informações e opiniões em tempo real?

Novidades

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Cadastro News Futuros