Arte e territórios em movimento! O Futuros – Arte e Tecnologia e o Coletivo 2050 se uniram na criação do Upload, uma residência artística onde 11 artistas vão mergulhar em um processo de pesquisas, trocas novas formas de olhar e habitar o mundo. O público vai poder acompanhar mostras, oficinas, palestras, performances e espetáculos abertos e gratuitos, no Futuros e no Morro Santo Amaro, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
O projeto nasce com o propósito de promover, impulsionar e conectar o trabalho de artistas e coletivos do Rio de Janeiro estabelecidos em diferentes territórios periféricos. Consiste um convite anual para que um desses coletivos, que atuem com arte e tecnologia, possam desenvolver obras, atividades de performance, qualificação, intercâmbio e reflexão crítica.
Mais do que uma programação, o Upload propõe um encontro sensorial entre corpos, sons e tecnologias, um convite a viver o presente com os olhos voltados para o que está por vir. Uma experiência onde o som pulsa como linguagem, a arte se torna ferramenta de transformação e o futuro se constrói em movimento — aqui e agora.

Neste sábado (25), o Futuros – Arte e Tecnologia se transforma em um espaço de imersão, experimentação e troca com a chegada do Upload, com uma tarde e noite inteiras dedicadas à arte e ao movimento, em uma programação que mistura performance, VR e beats em um ambiente vivo e imersivo, confira:
18h às 20h | Painel: Quais são as confluências entre arte, vida e tecnologias?
O encontro reúne artistas da 2050 para refletir sobre as interseções entre arte, cotidiano e tecnologia um espaço onde o corpo, o som e a criação se tornam ferramentas de futuro.
Participam: GB, Ottis, Osvaldinho, RX, Ronald, Cety, Gean, Luan, Velez, Click e GPS.
Mediação: Leonardo Moraes.
20h30 às 22h30 | Meta Baile + DJs Set
Encerrando o dia, o Meta Baile mistura performance, som e realidade virtual, em uma celebração onde o corpo se funde à tecnologia e a pista se torna um campo de experimentação.
Com Anninha, Dollynho, Jujubpm, Nico e CrazyJeff.