
Se tem música, tem história! E é para contar cada uma delas que o Futuros – Arte e Tecnologia, recebe os encontros do Disconcertos, projeto criado pelo filósofo, historiador, escritor e jornalista Dodô Azevedo, um projeto que mergulha de cabeça nos tesouros escondidos dentro de álbuns que marcaram época no Brasil e no exterior – sempre ao lado de personalidades ligadas às artes e à cultura.
A nova temporada do Disconcertos reafirma a proposta do projeto: transformar o ato de ouvir música em uma experiência de pensamento e escuta ativa, capaz de provocar diálogo, reflexão e emoção. Na primeira conversa, o músico, compositor, produtor musical com mais de 40 anos de carreira e CEO do Grupo UN Music, Barral Lima, falou sobre
“Sol de primavera”, de Beto Guedes, lançado em 1979.
Dessa vez, um clássico da cultura pop é o ponto de partida para uma conversa sobre empoderamento, abuso, resistência e feminicídio. No dia 12 de novembro, às 19h, Dodô recebe jornalista Ana Paula Araújo, apresentadora do Bom Dia Brasil, da TV Globo, para falar sobre “The Immaculate Collection”, de Madonna, um marco na discografia da rainha do pop e um símbolo da luta pelos direitos das mulheres no fim dos anos 1980 e início dos anos 1990.
A primeira coletânea da carreira da cantora conta com canções consagradas de trabalhos anteriores, como Like a Virgin, Like a Prayer, La Isla Bonita, além de singles que marcaram época e fizeram parte da coleção, como Justify my Love e Vogue.
Durante o papo, o legado da cantora e seu impacto cultural será o pano de fundo para o debate sobre temas como abuso, feminicídio e patriarcado, tendo a música funcionando como um veículo de consciência, transformação e disseminação de uma luta pelo empoderamento feminino.
“A experiência única do Disconcertos desconstrói a imagem performática e calculada do artista, criando um ambiente íntimo, semelhante a uma roda de conversa, em que histórias são compartilhadas e novas conexões são estabelecidas a partir da música. As pessoas se identificam e se emocionam, o que é um aspecto fundamental do projeto”, afirma Dodô Azevedo.
O evento acontece no térreo do nosso centro cultural e a entrada é gratuita.

O diálogo se entrelaça com o lançamento do novo livro de Ana Paula, Agressão, resultado de uma extensa investigação jornalística sobre a violência de gênero no Brasil. Ao longo de sua pesquisa, a jornalista percorreu todas as regiões do país, ouvindo vítimas, agressores, familiares, profissionais da saúde e do sistema judiciário. O livro traça um retrato potente e sensível da realidade enfrentada por milhares de mulheres, destacando casos emblemáticos ocorridos nos últimos anos no Brasil.
Com apuração rigorosa e olhar humano, Agressão expõe as múltiplas dimensões da violência e evidencia como ela atravessa todas as classes sociais e faixas etárias, em um país onde o abismo entre a proteção legal e a realidade cotidiana ainda é profundo.
“Os encontros são sempre muito ricos pois permitem que convidado e público possam discutir questões variadas e refletir sobre elas a partir da escuta do outro, seja pela música ou pelo que ela representa para cada um. O projeto se encaixa perfeitamente na proposta do Futuros”, destaca o gerente de cultura do Instituto Futuros, Victor D’Almeida.”
DISCONCERTOS | THE IMMACULATE COLLECTION, de MADONNA
Com Dodô Azevedo e Ana Paula Araújo
Dia 12 de Novembro, às 19h
Futuros – Arte e Tecnologia – ANDAR TÉRREO
Classificação: Livre
Entrada Gratuita