Mostra Firjan SESI de Artes Cênicas leva circo e dança gratuitos ao Futuros – Arte e Tecnologia

Créditos na foto: Edilaine Medina

Novembro agitado no Futuros – Arte e Tecnologia! A partir desta quinta-feira (13) até o dia 30, nosso centro cultural vai receber uma programação vibrante e gratuita. Vem aí, a Mostra Firjan SESI de Artes Cênicas!

A programação reúne onze espetáculos selecionados no Edital de Cultura da Firjan SESI, que tem apoio do Instituto Futuros, e são voltadas para toda a família. As montagens exploram diferentes linguagens do corpo e do riso, celebrando a diversidade da cena cênica brasileira contemporânea.

As apresentações acontecem de quinta a domingo, com ingressos liberados semanalmente pelo Sympla. Clique aqui para conseguir o seu ingresso

“A parceria de longa data entre o Futuros – Arte e Tecnologia e a Firjan SESI se fortalece a cada ano e é mais um indicador do nosso compromisso com a cultura do Estado. Temos certeza de que a rica programação com espetáculos de linguagens variadas e produzidos por grupos de diferentes cidades fluminenses irá mais uma vez surpreender e atrair o público”, destaca Victor D’Almeida, gerente de cultura do Instituto Futuros.

A mostra é uma oportunidade para o público carioca se conectar com diferentes expressões da arte do movimento e do humor, em um espaço dedicado à experimentação e ao encontro entre artistas e espectadores.

 

Confira a programação completa da Mostra Firjan SESI de Artes Cênicas

 

Super Charme | 13/11, às 19h
O espetáculo Super Charme transporta o público para uma Festa dos Sonhos, inspirado nos Bailes de Charme e um recorte da era de ouro dos anos 90, de Madureira e regiões próximas. Idealizado por Marcus Azevedo, renomado e dos maiores mestres no segmento.

Classificação indicativa: 12 anos.

Duração: 50 min.


Do alto eu crio, brinco, danço | 14/11, às 19h

Usando o corpo como manifestação poética, artistas reveem sua participação, pertencimento e invenção do local em que habitam, trazendo recorte da laje, como espaço de criação.
Classificação indicativa: 12 anos.

Duração: 50 min.

Acorda Maria! | 15/11, às 16h
Acorda Maria! É um espetáculo que, com leveza e brilho, revela as dores e os encantos da jornada feminina no Brasil. Como um fio tênue entre o riso e o lamento, a peça passeia entre o circo e o teatro, costurando em sua trama as tensões invisíveis que as mulheres carregam no peito.

Classificação indicativa: Livre.

Duração: 60 min.

 

Sentir | 20/11, às 19h

Neste inovador espetáculo de dança imersiva com 50 minutos de duração, o Grupo Inclusivo de Dança Expressar convida o público a embarcar em uma experiência sensorial única, que explora as nuances e desafios da vida cotidiana de pessoas com deficiência na sociedade atual.
Classificação indicativa: Livre.

Duração: 50 min.

O Charme da Favela |  21/11, às 19h
Em “O Charme da Favela”, professores e alunos sobem ao palco para transformar em dança as memórias que moldaram suas vidas. herança musical se mistura às histórias reais vividas na favela, revelando como a arte se tornou um caminho de resistência e esperança.
Classificação indicativa: Livre.

Duração: 45 min.

Circo 50+ | 22/11, às 16h
O espetáculo é um show de efeitos variados vivido pelo riquíssimo universo do Circo! CIRCO 50+ Encanta as pessoas em um misto de curiosidade e mistério, causando diversas sensações: alegrias, surpresas e muita curiosidade.
Classificação indicativa: Livre.

Duração: 60 min.

Reverso | 23/11, às 16h
Dois palhaços exploram um universo onde tudo é ao reverso, das leis do mundo às leis da física. Aqui cada toque é uma prisão e uma possibilidade, nada fica de pé, e nunca cai no chão. Bem-vindos a Reverso, uma apresentação que cria sua ordem pela confusão.

Classificação indicativa: Livre

Duração: 50 minutos


Miúda | 27/11, às 19h
Qual será o peso desses pequenos fragmentos de mundo? O que suas configurações querem dizer? Quais vidas posso dançar através dessas presenças? Quero aprender a língua desse mundo para criar intimidade com os pedacinhos de matéria cintilantes no chão.
Classificação indicativa: Livre

Duração: 50 minutos

Terreno Fértil | 28/11, às 19h
Em Terreno Fértil, a dança narra a construção da mulher e os pesos que ela carrega ao longo de sua trajetória, conectando suas vivências ao ato de gestar. Inspirado na experiência de mulheres que transformam adversidades em força, o espetáculo explora temas como maternidade, resistência e ancestralidade, por meio de movimentos que mesclam dança contemporânea, clássica, afro e danças urbanas.
Classificação indicativa: Indicado para todos os públicos, com maior aproveitamento a partir dos 12 anos, considerando a densidade poética e simbólica da obra.

Mãe Riso | 29/11, às 16h
A peça “Mãe Riso” conta a saga da Palhaça Socorro (Lívia Feltre) tentando encontrar o instinto materno que dizem que ela deve ter. Acompanhamos a gestação da Palhaça, que continua a apresentar seu espetáculo, mas inesperadamente numa das sessões ela dará à luz a seu filho.
Classificação indicativa: livre 

Duração: 75 minutos

Desencontros: bar e lanches | 30/11, às 16h
Às sete da noite acontece o encontro. Às dez, um descuidado desencontro. Na mistura de horários em que já não existe pé nem cabeça, todo o resto. Dois exaltados se sentam em uma mesa de bar. Entre copos e garrafas se atam, desatam, passeiam e se empilham no tempo. Da calada da noite ao raiar do dia são atravessados pela infinidade de acrobacias que um botequim de uma esquina carioca é capaz de carregar. Com jogos de peso, contrapeso e equilíbrios nos materiais cênicos, refletimos como as relações se estabelecem – seja no companheirismo ou na falta dele. 

Classificação indicativa: Livre 

Duração: 50 min 

MOSTRA FIRJAN SESI DE ARTES CÊNICAS
De 13 à 30 de novembro
No Futuros – Arte e Tecnologia
Conferir Classificação Indicativa
Entrada Gratuita

Principais Tags:

Compartilhe com o universo!

Leia também
Mostra Firjan SESI de Artes Cênicas leva circo e dança gratuitos ao Futuros – Arte e Tecnologia
Disconcertos coloca clássico de Madonna no centro de conversa sobre empoderamento feminino
Hiperorgânicos 12 conecta arte, ciência e reflexões sobre o biológico e digital
Upload movimenta o Futuros – Arte e Tecnologia unindo criatividade e territórios
Natureza Água faz diálogo entre arte, ciência e meio ambiente com duas performances no Futuros – Arte e Tecnologia
Estação educativa abre espaço para a imaginação infantil com o Ateliêzinho da Biguá