Finep e Musehum

Um projeto de fomento à pesquisa e preservação está chegando para democratizar o acesso ao acervo do Musehum – Museu de Comunicação e Humanidades. Com o desenvolvimento do projeto “Preservação e difusão da história e do futuro das tecnologias de comunicação no Brasil: do século XX à inteligência artificial”, vamos consolidar um novo olhar sobre o papel das tecnologias de comunicação na sociedade brasileira.

O investimento faz parte do edital inédito “Identidade Brasil – Recuperação e Preservação de Acervos”, promovido pela FINEP em parceria com o Ministério da Cultura e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e reconhece o Musehum como patrimônio essencial para compreender a trajetória das tecnologias de comunicação e seu impacto na formação da sociedade brasileira. Através do edital, o Musehum terá, pelos próximos três anos, apoio para ações de conservação, pesquisa e educação, que contemplam:

Preservação, catalogação e digitalização de aproximadamente 3.840 itens do acervo histórico do Musehum;

Adequação das instalações físicas da Reserva Técnica para garantir a conservação preventiva das coleções;

Realização de pesquisas técnico-científicas sobre a evolução das tecnologias de comunicação e seus impactos sociais;

Democratização do acesso ao acervo, por meio de exposição interativa e itinerante, ações educativas e disponibilização online dos conteúdos para pesquisa e consulta pública.

Dentro do projeto, o instituto desenvolverá a pesquisa “Evolução dos hábitos e comportamentos culturais no Brasil pelo avanço das tecnologias de comunicação nos séculos XX e XXI”, que busca ampliar a produção de conhecimento acadêmico do Musehum e fornecer subsídios para a criação de uma exposição de longa duração. Essa iniciativa conecta pesquisa teórica à prática museológica, inspirando novas formas de mediação e interação com os públicos a partir das relações entre o acervo histórico e os processos econômicos, sociais e culturais que moldaram a sociedade brasileira.

Desde sua transformação institucional em 2020, o Musehum, que conserva o maior acervo histórico e científico sobre as comunicações no Brasil, passou a se dedicar também à compreensão dos fenômenos contemporâneos e às projeções sobre o futuro da comunicação, sempre valorizando a centralidade das pessoas nesse processo histórico

Novidades

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Cadastro News Futuros