
A música também pode ser um ato de liberdade. É para desvendar o poder transformador de uma discografia que o Disconcertos, projeto criado pelo filósofo, historiador, escritor e jornalista Dodô Azevedo, retorna ao Futuros – Arte e Tecnologia retorna em dezembro para mais uma conversa que mergulha nos detalhes de criações artísticas que embalaram gerações, onde cada canção transmite mensagens e abre caminhos para pensar o mundo.
No dia 10 de dezembro, o Disconcertos navega, faixa a faixa, por um manifesto que mistura corpo, voz e política: Fa-Tal – Gal a Todo Vapor, entoado pela voz inesquecível da cantora brasileira Gal Costa, lançado no ano de 1971 — um marco para a música popular brasileira e para a carreira da artista baiana. Nessa edição, Dodô recebe a poetisa, filósofa, psicóloga e psicanalista Viviane Mosé para uma leitura filosófica e poética do disco.
O disco duplo com 19 faixas mostra todo o poder dos vocais marcantes de Gal, reunindo composições de nomes fundamentais para a música brasileira, como Ismael Silva, Jorge Ben, Jards Macalé, Luiz Melodia, Moraes Moreira, Roberto Carlos, entre outros. Nos palcos, a cantora transformava as canções em espaços de invenção e coragem, onde cada letra era potencializada por uma interpretação marcante.
O álbum é referência para artistas contemporâneas e de gerações futuras pela sua sensibilidade, força e rebeldia. Ao longo da audição e da conversa, Dodô e Viviane vão mostrar como a arte popular pode carregar um pensamento profundo e impulsionar sonhos para libertar o futuro. Uma convocação para refletir sobre a nossa história através da música.
FA-TAL – Gal a Todo Vapor, de Gal Costa
Com Dodô Azevedo e Viviane Mosé
Dia 10 de Dezembro, às 19h
Futuros – Arte e Tecnologia – ANDAR TÉRREO
Classificação: Livre
Entrada Gratuita