Lab Cinema Expandido: o Rio de Janeiro pelas lentes da sétima arte

Trecho da videoinstalação N.V.L.H, de Felipe Dutra e Thaís Iroko. Foto de Andrea Capella

 

Em cartaz no Futuros – Arte e Tecnologia a partir do dia 9 de julho, Lab Cinema Expandido Rio de Janeiro: Fantasmas, Máscaras e Territórios reúne videoinstalações e obras de 20 artistas e cineastas que ocuparão todos os andares do centro cultural.  Resultado de uma residência artística em formato inédito no Brasil, Lab Cinema Expandido celebra e reflete o Rio de Janeiro a partir do encontro do cinema com outras linguagens artísticas.

Criadas por nove duplas de artistas, pelo cineasta brasileiro Cao Guimarães e a cineasta paraguaia Paz Encina, a partir de uma residência de formação artística, que aconteceu entre junho e setembro de 2023 na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio, a mostra tem o Rio de Janeiro como personagem comum de todas as obras. Ele é retratado em sua complexidade territorial, a partir de regiões diversas como a Vila Vintém, Floresta da Tijuca, Ilha do Sol (Baía de Guanabara), Maracanã, Central do Brasil, e também em detalhes sutis como o vento que corta a cidade. Ficções e documentários exploram personagens, locais e histórias do imaginário carioca.

A exposição começa no videowall do térreo do Futuros, com Tokkotai Paquetá, de Cao Guimarães, filmado na ilha de Paquetá com trilha sonora do grupo O Grivo. Já no último andar, está instalada a obra Carta a un viejo Master, de Paz Encina, uma homenagem a Eduardo Coutinho, filmada no Edifício Master, icônico prédio de Copacabana. A montagem do vídeo é de Jordana Berg, editora dos filmes de Coutinho e dos últimos trabalhos de Paz. Nos outros andares do centro cultural, o visitante encontrará nove videoinstalações das duplas de artistas exibidas em diversos suportes e ambientes, contando, algumas delas, com objetos de cena. 

“O tema Fantasmas, Máscaras e Territórios foi proposto para se pensar nas transformações aceleradas dos espaços urbanos brasileiros, em especial a cidade do Rio de Janeiro. Na forma como a cidade, como um corpo vivo, vai reconfigurando seus territórios, assumindo novas identidades, máscaras, que se expressam como novos corpos, novas latitudes, novas representações, e deixam para trás os fantasmas de suas memórias. Falar em fantasmas, máscaras e territórios no Rio de janeiro de hoje é falar daquilo que a cidade tenta esquecer, daquilo que ela é, e daquilo que ela deseja ser. Esse é o conceito por trás da Residência”, resume a cineasta e artista  visual Mariana Meliande, idealizadora do LAB ao lado do roteirista Felipe M. Bragança.

A exposição Lab Cinema Expandido –Rio de Janeiro: Máscaras, Fantasmas e Territórios fica em cartaz até 1º de setembro, com patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Paulo Gustavo e com correalização do Futuros – Arte e Tecnologia e gestão do Oi Futuro. A realização é da produtora Duas Mariola Filmes e do Lab Cinema Expandido.

Serviço 

LAB CINEMA EXPANDIDO – Rio de Janeiro: Fantasmas, Máscaras e Territórios

De 9 de julho a 1º de setembro de 2024

Quarta a domingo, das 11h às 20h. Entrada franca.

Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo -Rio de Janeiro

 

Mais sobre a residência Lab Cinema Expandido

O LAB Cinema Expandido promove uma interlocução entre o cinema e outras linguagens e, em sua primeira edição, se propôs a discutir e atualizar um imaginário para a cidade do Rio de Janeiro. Foram realizadas sessões de cinema, debates, masterclass e encontros abertos ao público em geral, com entrada gratuita, e uma residência para nove duplas de artistas (uma pessoa ligada diretamente ao cinema mais uma pessoa de outra área artística, nascidas ou moradoras do estado do Rio de Janeiro), selecionadas através de uma convocatória aberta. Inspirado em residências de cinema internacionais, o LAB Cinema Expandido se baseia na realização de vídeoinstalações, configurando-se como um local de produção, experimentação e difusão pouco explorado no Brasil. Os artistas convidados Cao Guimarães e Paz Encina orientaram, junto com a equipe do projeto, as nove duplas. 

Principais Tags:

Compartilhe com o universo!

Leia também
Lab Cinema Expandido: o Rio de Janeiro pelas lentes da sétima arte
In On It volta ao Futuros – Arte e Tecnologia 15 anos após estreia
Show, visitas mediadas e mais: confira a programação da Semana dos Museus no Futuros
Deserto
A História de Kafka e a Boneca Viajante
Com o apoio dos patrocinadores, Futuros oferece transporte gratuito para visita de instituições de ensino