Vem aí uma maratona teatral, com um espetáculo diferente por dia ao longo de um mês: vai começar a próxima temporada da Mostra Firjan SESI de Artes Cênicas no Teatro Futuros! Dezesseis espetáculos gratuitos de dança, circo e teatro infantojuvenil e adulto integram a programação do Futuros – Arte e Tecnologia a partir de 12 de março. A mostra, que ocupa o centro cultural pelo terceiro ano consecutivo, é fruto da parceria entre Oi Futuro e Firjan SESI. Destinados a toda a família, os trabalhos foram selecionados no Edital de Cultura da Firjan SESI, lançado com apoio do instituto Oi Futuro, e serão apresentados de quinta a domingo até o dia 6 de abril.
Todos os espetáculos são gratuitos – basta retirar seu ingresso na Sympla
“A parceria de longa data entre o Futuros – Arte e a Firjan SESI se renova a cada ano e é mais um indicador do nosso compromisso com a cultura do Estado. Temos certeza de que a rica programação com espetáculos de linguagens variadas e produzidos por grupos de diferentes regiões do estado irá mais uma vez surpreender e atrair o público”, destaca Victor D’Almeida, gerente de Cultura do instituto Oi Futuro.
“Foram investidos mais de R$700 mil em espetáculos inéditos de dança, circo, teatro infantojuvenil e adulto por meio do Edital de Cultura Firjan SESI. Nosso objetivo é fomentar novas produções de grupos, coletivos e artistas da capital e também de outros municípios do estado do Rio e possibilitar que eles se apresentem com toda a estrutura necessária, que o Futuros – Arte e Tecnologia oferece. Reafirmamos, com isso, a valorização da Cultura e da Indústria Criativa, pilar que guia ambas as instituições”, afirma Antenor Oliveira, gerente de Cultura e Arte da Firjan SESI.
Confira a programação completa da Mostra Firjan SESI de Artes Cênicas:
MARÇO
12.03, às 19h | Qual Corpo Tu Vê? – Espetáculo de dança
Classificação etária: 14 anos
Sinopse: “QCTV”(Qual corpo tu vê?) da 904 Krump Movement, sob o olhar de Bruno Duarte e Aline Corrêa, comunicam ao mundo, através desta montagem cênica, as suas histórias e seus sentimentos, realizando o exercício de um olhar aberto a perceber e partilhar essas experiências a fim de que o repertório seja ampliado, enriquecendo as múltiplas linguagens com movimentos de Krump e dança contemporânea desafiando a exaustão do corpo.
13.03,19h | RHADOPIS – Espetáculo de dança
Classificação etária: 12 anos
Sinopse: Idealizado por Luciana Midlej para a Cia. Yahliw, “Rhadopis” é um espetáculo de dança inspirado na obra literária de Naguib Mahfouz, o grande escritor egípcio, prêmio Nobel de literatura. “Rhadopis, a Cortesã” é um tratado sobre amor e preconceito, orgulho e desejo – um marco na carreira do escritor-, e traça um paralelo entre a ocupação inglesa do Egito – fato vivenciado pelo próprio autor – e a luta dos antigos faraós contra outros povos do deserto e margens do Nilo.
14.03, às 19h – Arapuca – Espetáculo de teatro
Classificação etária: 14 anos
Sinopse: Clara é uma jovem moradora de São Gonçalo, criada aos moldes de uma família superprotetora. Durante sua festa de 17 anos, sua família descobre que ela teve um romance com Cassi, homem branco de classe média que tem por fama abusar de jovens e abandoná-las. Outras descobertas aparecem durante a festa e trazem consequências trágicas para a trama. Baseado na obra de “Clara dos Anjos” de Lima Barreto, o espetáculo autoficcional traz reflexões sobre memórias, território e questões étnico-raciais.
16.03, às 16h – Peixe Vermelho – Espetáculo de teatro infantojuvenil
Classificação etária: Livre
Sinopse: Três cientistas, Chilique, Birra e Pinimba, estão em busca da cura para um misterioso fenômeno: o fenômeno do “Peixe Vermelho”. Quando o peixe vermelho sobe à cabeça das pessoas, elas ficam com comportamentos estranhos, param de se escutar e se estressam por qualquer coisa. Mas quando finalmente Chilique, Birra e Pinimba parecem ter encontrado a grande solução, deixam o mundo ainda mais de ponta a cabeça. A peça traz uma trama lúdica para, através de metáforas, abordar o sentimento da raiva e as muitas maneiras de se lidar com ele.
20.03, às 19h – A Pequena Coreografia do Adeus – Espetáculo de dança
Classificação etária: Livre
Sinopse: Projeto inédito de dança flamenca (Patrimônio Imaterial pela UNESCO) livremente inspirado no premiado livro “pequena coreografia do adeus”, de Aline Bei. Em cena, uma casa que nos provoca a (não) relação entre pai, mãe e filha. Há algum lugar de afeto, intimidade e de espontaneidade? Qual o ponto inicial para esse tão almejado encontro interno? O corpo de baile se aventura nessa tentativa de se encontrar e de, através dessa experiência, fazer faísca, som, vento, fogo e água. Uma dança para se chegar ao rito. Lugar de sacrifício e de celebração aos mortos e vivos.
21.03, às 19h – Manual de Convivência – Espetáculo de teatro
Classificação etária: 14 anos
Sinopse: MANUAL DE CONVIVÊNCIA, texto inédito escrito por João Batista, é uma espécie de “talk show de anônimos” e trata da dificuldade que temos de efetivamente conviver com “o outro”, a partir dos nossos conceitos e preconceitos raciais e/ou sociais. Através das histórias de 4 personagens “comuns”, são debatidas questões fundamentais de serem discutidas no atual momento do país, tais como racismo, homofobia, “pequenas” violências que todos sofremos no dia a dia, a falta de civilidade e respeito ao próximo nos espaços públicos, nos transportes coletivos, etc.
22.03, às 19h – O Sorriso do Palhaço – Espetáculo de circo
Classificação etária: Livre
Sinopse: O Sorriso do Palhaço é um espetáculo de circo-teatro no qual dois meninos solitários encontram uma viajante misteriosa com cabelos roxos e muitas histórias para contar. Juntos, eles enfrentam temas profundos como a união, o abandono, e a importância de se apoiar mutuamente em momentos difíceis.
23.03, às 16h – A Bela Adormecida – Espetáculo de teatro infantojuvenil
Classificação etária: Livre
Sinopse: Utilizando diversos elementos da cultura e mitologia africana, A Bela Adormecida quer falar da falta de representatividade nos clássicos para crianças. Uma adaptação do famoso conto de fadas, transportando a história para o reino africano de Marápi, onde a princesa Nandi é enfeitiçada pela Encantada Kahina e espeta seu dedo na folha de um dendezeiro. A esperança de todo o reino é que outra Encantada, Onira, consiga transformar a magia, em um longo período de sono profundo, e junto com o caçador Samory descubra a melhor maneira de despertar a filha do rei Ejúsi e da rainha Tiye.
27.03, às 19h – BPM – Batida Por Minuto – Espetáculo de dança
Classificação etária: 14 anos
Sinopse: BPM – Batidas por minuto, é um espetáculo que tem como proposta experimentar a construção de um corpo pulsante fundamentado na cultura clubbing, e em elementos da dança House como ponto de partida de pesquisa de movimento. Acreditamos que tanto o pulso do som, como o pulso dos corpos em movimento criam frequências e ritmos, revelando dessa forma, forças visíveis e invisíveis de um corpo sonoro.
28.03, às 19h – Alma – Espetáculo de teatro adulto
Classificação etária: Livre
Sinopse: ALMA é uma mulher sem tempo, sem pausa, com sono e sonhos atrapalhados pelo caminho. ALMA vive sua rotina acelerada, como se não tivesse ânimo para nada, sempre atrasada. Um dia, ALMA se dá conta que sua alma, a metade de si, ficou pra trás. Entre as narrativas de sua memória da infância e uma longa espera, que lhe permite pausar, ALMA se prepara para o reencontro consigo mesma e sua metade.
29.03, às 19h – Esperando – Espetáculo de circo
Classificação etária: 14 anos
Sinopse: Inspirado no clássico de Samuel Beckett, o espetáculo traz à cena duas figuras que estão à espera de alguém, de que algo aconteça – lhes aconteça. Envolvidas num jogo interminável de movimentos, acrobacias e riscos, na tentativa de preencher um tempo que se esvai terrivelmente, ele, o tempo, se presentifica.
30.03, às 16h – O Gênio da Lâmpada – Espetáculo de teatro infantojuvenil
Classificação etária: Livre
Sinopse: O garoto Zeca deseja que seus amigos esqueçam os celulares e brinquem com ele. Para isso, contará com a ajuda especial de um Gênio da Lâmpada nessa aventura além dos tempos. A peça reflete sobre as infâncias na Baixada Fluminense, no Nordeste, nas periferias.
ABRIL
03.04, às 19h – GiraMundo – Espetáculo de dança
Classificação etária: 16 anos
Sinopse: GiraMundo é um trabalho que visa os atravessamentos da Ancestralidade Preta baseados e fundamentados na Religiosidade, Fé, Espiritualidade e potências corpóreas que visam enaltecer a pesquisa, figura e narrativa de Exú GiraMundo (guardião espiritual na Umbanda). Não, não é imposição religiosa! Sim, a possibilidade de equidade na Sociedade, em apresentar uma narrativa poética e política no campo da Arte Contemporânea Brasileira! São olhares sobre o íntimo.
04.04, às 19h – Mael – Meu nome é Ismael Ivo – Espetáculo de dança
Classificação etária: Livre
Sinopse: O espetáculo é uma homenagem poderosa e comovente ao mestre da dança Ismael Ivo, que destaca a trajetória e a singularidade de sua vida e obra. Através da interpretação de dois dançarinos-atores negros, a produção oferece uma profunda reflexão sobre o legado de um dos mais influentes bailarinos e coreógrafos da dança mundial. A narrativa percorre desde suas origens humildes na periferia de São Paulo até o reconhecimento internacional.
05.04, às 19h – O Baú Encantado – Espetáculo de circo
Classificação etária: Livre
Sinopse: O espetáculo “O Baú Encantado” oferece uma jornada mágica no tempo e na imaginação. No centro do picadeiro, um baú antigo misterioso que guarda segredos. Conduzidos por uma trupe extraordinária, o público é convidado a embarcar em uma viagem única com equilibristas, malabaristas e palhaços que desvendam os segredos do baú. A cada número circense, histórias, memórias ancestrais, lendas perdidas e tradições esquecidas são reveladas.
06.04, às 16h – Tirico e as histórias de morros e fossos – Espetáculo de teatro infantojuvenil
Classificação etária: Livre
Sinopse: Essa é a história de Tirico, uma criança sonhadora que adora brincar e inventar histórias com o amigo imaginário Alecrim. Após o sumiço de seu padrinho, a mãe de Tirico é enganada por um Coronel e o menino é obrigado a trabalhar em uma lavoura distante em busca do sonho de uma vida melhor. Lá, Tirico precisará de muita astúcia para driblar o malfeitor, reencontrar sua esperança e o caminho de casa. Através de músicas e truques circenses, a peça dá voz às emoções de Tirico criando uma atmosfera divertida e ágil.
Todos os espetáculos são gratuitos – basta retirar seu ingresso na Sympla