Três exposições ocupam as galerias de Futuros em setembro. Confira!

Entre as principais novidades, está a mostra ‘Rêveries – Ilusões subaquáticas’, do artista belga Harry Fayt.

Três exposições inéditas integram a programação de setembro do centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo. Entre as principais novidades do mês, está a mostra ‘Rêveries – Ilusões subaquáticas’, do artista belga Harry Fait, que abre ao público nesta quinta-feira, 12. Realizada pelo Consulado Geral da Bélgica, em parceria com a Wallonie-Bruxelles International (WBI) e apoio do Oi Futuro, a exposição proporciona uma fusão única entre a estética surrealista e a técnica fotográfica subaquática. 

Inspirada pelo surrealismo figurativo, ‘Rêveries’ oferece uma imersão profunda no universo onírico do artista, no qual realidade e ficção se mesclam harmoniosamente. Uma ampla seleção das obras mais emblemáticas de Fayt, além de retratos subaquáticos de personalidades belgas, como Nicola Testa, Typh Barrow e Sidoine estarão expostas no espaço. Além disso, os visitantes vão poder se transportar para uma experiência de realidade aumentada ao apontarem seus smartphones para as obras da mostra. Por meio do aplicativo Artivive, será possível desfrutar de conteúdos adicionais, como vídeo de bastidores, explicações sobre as obras, entre outros. Gratuita, ‘Rêveries’ fica em cartaz até 20 de outubro. 

Neste sábado, 14 de setembro, a segunda edição do projeto ‘Resenhas’, realizado pelo Galpão Bela Maré, espaço cultural do Observatório de Favelas, chega ao Futuros – Arte e Tecnologia. O programa, com curadoria de Ana V. Lopes, Anna Luísa Oliveira e Gilson Plano, consiste em encontros itinerantes entre o Bela Maré e a cena das artes visuais contemporânea, em que cada edição conta com uma exposição, um texto crítico e conversa com o artista. Nesta será apresentada a exposição adiar anoite, do artista Iagor Peres, situada na fricção das linguagens de escultura, vídeo, instalação e performance, em que o artista questiona como destituir a ideia de Coisa no mundo, a partir de processos de recategorização da matéria. A mostra gratuita será acompanhada por um texto crítico elaborado pelo coletivo artístico Thêmonias, intitulado “THEMÔNIAS: Quanto mais sujas melhor”, e fica em cartaz até 29 de setembro.

Também sábado, 14, ocorre a abertura de ‘Arte Maker – Tecnologias Ancestrais’ com obras de estudantes de 16 escolas Firjan SESI do estado sobre temas como sustentabilidade, espiritualidade e identidade. A exposição convida o público a repensar o conceito de tecnologia, explorando como práticas e saberes ancestrais influenciam nosso cotidiano presente e podem inspirar soluções para o futuro. Uma das expositoras, por exemplo, é a aluna Agatha Rodrigues, que apresenta um conjunto de quatro quadros representando constelações importantes para os povos originários. ‘Arte Maker – Tecnologias Ancestrais’ segue até 13 de outubro com entrada franca. 

“A rica programação do Futuros – Arte e Tecnologia em setembro oferece uma série de atividades voltadas para todos os tipos de público. Vamos apresentar atrações lúdicas, como as impressionantes obras subaquáticas de ‘Revêries’ e as atividades interativas do Musehum, sem deixar de abordar questões importantes do mundo contemporâneo, como a crise climática, sustentabilidade e ancestralidade. São exposições, sessões de espetáculos e apresentações que convergem perfeitamente com a proposta do centro cultural”, aponta Victor D’Almeida, gerente de cultura do instituto Oi Futuro.

 

SERVIÇO:

Exposição ‘Rêveries – Ilusões subaquáticas’

Data: 12 de setembro a 20 de outubro de 2024

Local: Futuros – Arte e Tecnologia – Galeria 2

Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo

Horários: quarta a domingo, 11h às 20h

Entrada franca

 

Exposição ‘Arte Maker – Tecnologias Ancestrais’

Data: 14 de setembro a 13 de outubro de 2024

Local: Futuros – Arte e Tecnologia – Galeria 2

Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo

Horários: quarta a domingo, 11h às 20h

Entrada franca

 

Exposição ‘adiar anoite’ – Projeto ‘Resenhas’

Data: 14 de setembro a 29 de setembro de 2024

Local: Futuros – Arte e Tecnologia – Galeria 1

Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo

Horários: quarta a domingo, 11h às 20h

Entrada franca

 

Principais Tags:

Compartilhe com o universo!

Leia também
O Futuro da Memória: IMMuB celebra novo site com evento gratuito
Acessibilidade e inclusão: Musehum terá exibição de curtas e debates na Primavera dos Museus
Três exposições ocupam as galerias de Futuros em setembro. Confira!
Resenhas: Futuros recebe exposição “adiar anoite”, de Iagor Peres, em 14 de setembro
Peça inédita, ‘És Tu, Brasil?’ põe fragilidade democrática e emergência climática em cartaz
Lab Cinema Expandido: o Rio de Janeiro pelas lentes da sétima arte