‘Reverbere’ reúne múltiplas linguagens artísticas para pensar presente, passado e futuros possíveis

Obra ‘Incorporação da água’, da artista amazonense Roberta Lima, é uma das atrações da exposição. Crédito: Roberta Lima

O que reverbera em nós quando olhamos para o passado? E quando imaginamos os tempos por vir? A exposição Reverbere, que chega ao Futuros – Arte e Tecnologia no dia 9 de agosto, propõe essa escuta sensível e expandida através da arte. Com entrada franca, a mostra reúne 16 obras de 12 artistas, explorando memórias, espiritualidade, ecologia, ciência e tecnologia em diversos suportes – de fotografias a instalações.

Com produção da Tech Art Lab (TAL), a exposição marca os 15 anos da plataforma e faz parte da programação especial de 20 anos do Centro Cultural Futuros, reforçando o compromisso do espaço com uma produção artística sensível às urgências do presente. A mostra é um convite à escuta e ao diálogo de temas culturais, sociais e ambientais por meio da arte contemporânea. 

“Reverbere” parte da ideia de reverberação como metáfora para o alcance das expressões humanas – ondas de criação que atravessam épocas, territórios e imaginários. Para Gabriela Maciel, curadora da exposição e fundadora da TAL, “as obras são relatos, críticas e reivindicações culturais, sociais e ambientais. São conceitos, técnicas e estéticas que agem como ondas sonoras e se propagam em amplitude e profundidade, reverberando memórias do passado, vivenciando o presente e projetando novos futuros.”

Entre os destaques da mostra está o ensaio fotográfico inédito “Riviera Roquette Pinto”, de Jerônimo de Moraes, que homenageia o Piscinão de Ramos como território de lazer, resistência e reinvenção. Em retratos e cenas do cotidiano, os corpos em celebração revelam um litoral moldado por afetos, resistência e coletividade do povo carioca.

A exposição também apresenta o vídeo “Incorporação da Água”, da artista amazonense Roberta Lima, em que a água é símbolo de resiliência, transformação e potência feminina. Em diálogo com o ambientalismo e o feminismo, a obra combina performance, vídeo e natureza para colocar em cena a força das comunidades e de seus saberes.

A cearense Dark Winds, indicada ao Prêmio Pipa 2025, traz a escultura “Mão Esquerda”, uma obra crítica que questiona os projetos de futuro do ocidente à luz do fracasso do progresso. Já o poeta, músico e artista Cabelo Cobra Coral expõe a pintura “Luz com Trevas”, também capa de seu disco homônimo, em que ritmo, poesia e saberes ancestrais se entrelaçam.

Entre artistas já consagrados e novas vozes, a exposição convida o público a se deixar atravessar por obras que pensam o mundo com coragem, sensibilidade e abertura ao que ainda está por vir.

“No ano em que o Futuros – Arte e Tecnologia completa 20 anos e a Tech Art Lab chega aos seus 15, celebramos estes marcos com uma exposição multiformatos que reforça o compromisso do nosso centro cultural de amplificar vozes artísticas plurais e atentas aos temas de nosso tempo”, destaca Victor D’Almeida, gerente de cultura do Oi Futuro.

 

Ficha técnica:

Artistas: Anna Costa e Silva, Cabelo, Darks Miranda, Fabian Albertini & Juliana Curvellano, Jerônimo de Moraes, José Kós, Mariana Destro, Olav Alexander, Paula Pedrosa, Paulo Vivacqua, Roberta Lima, Thaís Iroko.

Curadoria: Gabriela Maciel

Produção: Tech Art Lab

Montagem: Hugo Bernabe and Rodrigo Leitão

Iluminação: Rodrigo Leitão

 

Exposição ‘Reverbere’ 

de 9 de agosto a 28 de setembro 

De quarta a domingo, de 11h às 20h

Entrada franca

Principais Tags:

Compartilhe com o universo!

Leia também
“Nós” estreia no Futuros com reflexão sensível sobre o amor contemporâneo
‘Reverbere’ reúne múltiplas linguagens artísticas para pensar presente, passado e futuros possíveis
Espetáculo “Solo da Cana” retorna ao Rio com nova temporada no Teatro Futuros
Estação Educativa de julho convida o público a criar seu próprio emoji
Exposição celebra os 25 anos do Loucura Suburbana com memória, folia e luta antimanicomial
Formação em foco: Cia Multifoco oferece oficinas durante temporada no Teatro Futuros