Upload dá o start em 2026 com muita experimentação no Futuros – Arte e Tecnologia

 

Créditos na imagem: Rogério Von Kruger

 

O Upload começa o ano em ritmo acelerado e cheio de ideias novas. A partir de 17 de janeiro, o Futuros – Arte e Tecnologia recebe o Ciclo de Oficinas Tecnologias Criativas, uma programação que mistura arte, tecnologia e imaginação sem limites. A iniciativa acontece em parceria com o MediaLab da Fundação Itaú e o Coletivo 2050, reunindo atividades que exploram inteligência artificial, realidade virtual, som, imagem e experiências imersivas.

A estreia já foi com tudo: no último sábado, 17, a oficina “Inteligência Artificial aplicada à Música, Som e Áudio”, comandada por Osvaldo Eugênio e Ian Robert, mostrau como o uso das IAs pode ser aliado nos processos criativos musicais e sonoros. 

Ciclo contará com oficinas, trocas e processos criativos

Até o dia 8 de fevereiro, o ciclo propõe encontros educativos e artísticos voltados a quem quer experimentar, aprender e criar a partir das novas tecnologias digitais. Todas as oficinas serão conduzidas pelos artistas residente, fortalecendo a troca direta entre quem pesquisa, produz e compartilha conhecimento.

Além das oficinas, o Upload também inaugura uma residência artística, com atividades tanto no centro cultural quanto no Morro do Santo Amaro. A proposta é oferecer tempo e espaço para que artistas desenvolvam seus processos criativos, pesquisem, experimentem e troquem experiências.

O resultado desse mergulho criativo poderá ser visto em uma exposição no Futuros – Arte e Tecnologia, em fevereiro, reunindo os trabalhos de 11 artistas. As obras dialogam com temas como pesquisa, memória e tecnologias sociais, humanas e midiáticas, inspiradas no pensamento de filósofo, poeta, escritor e líder quilombola, Nêgo Bispo.

Programação também acontece no Morro do Santo Amaro

Outra ação do projeto acontece na sexta-feira, 30, das 16h às 20h, no Morro do Santo Amaro, na Glória. Será uma tarde inteira de atividades, incluindo uma visita mediada ao FavelaArtBar, com obras dos artistas do Coletivo 2050; a palestra “Por dentro dos processos da Residência UPLOAD – 2050”, com mediação de Danilo dos Santos; e a festa “Favela ArtBar + Baile da 2050”, com DJ Dollynho, para fechar o dia em clima de celebração.

Para Victor D’Almeida, Gerente de Cultura do Instituto Futuros, o projeto reforça a vocação do espaço:

“Estimular e incentivar artistas de diferentes linguagens e ser um espaço de experimentação faz parte do que somos e do que propomos no Futuros – Arte e Tecnologia. O projeto UPLOAD, com curadoria do Coletivo 2050, nos permite ampliar esse trabalho. E a chegada do MediaLab em mais essa parceria com a Fundação Itaú enriquece ainda mais o processo nesta primeira atividade do ano.”

Confira o que vem por aí neste ciclo de oficinas Upload

24 e 25/01 | 15h às 17h30 – Tecnologias Analógicas

Uma proposta sensorial e experimental que valoriza o gesto, o corpo e a matéria como tecnologias de criação. A oficina estimula a experimentação com tintas, pigmentos e diferentes suportes, conectando processos manuais, expressivos e ancestrais às práticas artísticas contemporâneas.

Oficineiros: Amora Moreira e Lolly

31/01 e 01/02 | 11h30 às 14h – Grafite em Realidade Virtual

Experiência imersiva em que os participantes criam grafites em um mural digital tridimensional utilizando óculos de realidade virtual. O mural é construído coletivamente, unindo diferentes estilos e visões artísticas, e se transforma em uma série de obras expositivas que permanecem em exibição durante o período do projeto. Uma vivência que conecta street art, tecnologia e colaboração em um ambiente digital imersivo.

Oficineiros: Rafael Velez e Osvaldo Eugênio (31/01) e Gean (01/02)

07 e 08/02 | 11h30 às 14h – Inteligência Artificial: do Desenho ao Objeto 3D

Fluxo criativo que parte do desenho manual e atravessa ferramentas de inteligência artificial para geração de imagens, animações e objetos tridimensionais. As criações ganham vida em três dimensões, podendo ser impressas em 3D ou inseridas em ambientes virtuais e metaversos, explorando novas formas de materializar ideias e narrativas visuais.

Oficineiro: Rafael Velez e Gean



O Upload é realizado pela Zucca Produções e correalizado pelo Futuros – Arte e Tecnologia e pelo Coletivo 2050, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro – Lei do ISS, com patrocínio da Serede, Oi, Eletromidia, Rastro,Tahto e Prefeitura do Rio de Janeiro/SMC.

Principais Tags:

Compartilhe com o universo!

Leia também
Upload dá o start em 2026 com muita experimentação no Futuros – Arte e Tecnologia
Mostra Firjan SESI de Artes Cênicas abre ano de espetáculos no Teatro Futuros
Estação Educativa: Meu Caderno de Descobertas
Disconcertos convida Viviane Mosé para desvendar Gal Costa
Disconcertos revisita Candeia com Luiz Antônio Simas
‘Ressonâncias – Revoltas Silenciosas’ chega ao Futuros com vozes que cruzam fronteiras