A História de Kafka e a Boneca Viajante

Aviso: após um fim de semana (11 e 12 de maio) sem sessões, o espetáculo retorna com as apresentações nos dias 18 e 19 de maio. A temporada foi estendida até 16 de junho.

No próximo dia 20 de abril, estreia no Teatro Futuros o espetáculo infantojuvenil “A História de Kafka e Boneca Viajante”. Com direção do premiado ator e diretor Isaac Bernat, a peça é uma adaptação do livro homônimo, feita pela atriz e pesquisadora Julia Bernat, e fica em cartaz até 16 de junho, sempre aos sábados e domingos, às 16h.

A montagem narra o inspirador episódio que teria ocorrido entre um dos maiores escritores do século XX, Franz Kafka (1883-1924), e a menina Elsi, que perdeu sua boneca no parque de Steglitz, em Berlim, na Alemanha. Ao se comover com o sofrimento da jovem, o escritor se apresenta como um “carteiro de bonecas” e a convence de que, na verdade, a boneca estava viajando. Ele passa a escrever belas cartas em nome da boneca Brígida contando suas aventuras pelo mundo e, durante semanas, marca uma série de encontros com Elsi para ler as correspondências. A trama é uma linda alegoria sobre o crescimento infantil e a superação de perdas, além de ressaltar sentimentos como amor, amizade e confiança.

“O que me encanta é que a peça fala de como cuidar de alguém que sofre uma perda. Um grande escritor tão envolvido em terminar um livro, como Kafka, para e presta atenção em uma criança que estava chorando e, a partir daí, cria toda uma dramaturgia (as cartas) para ela superar a perda e poder crescer. A troca ajuda ambos a superarem a perda: ela, a da boneca, e ele, a da vida, já que estava doente e no final de sua vida quando escreveu as cartas”, comenta o diretor Isaac Bernat.

O livro que inspirou a peça, escrito pelo catalão Jordi Sierra i Fabra, recebeu o “Prêmio Nacional de Literatura Infantil y Juvenil”, da Espanha, em 2007. As múltiplas camadas de significado fazem com que a peça seja indicada tanto para as crianças quanto para os adultos. A dupla de atores João Lucas Romero e Laura Becker lança mão de diversos recursos cênicos, desde interações com a plateia e  alternância entre o jogo dos personagens e o narrativo, até cantar e tocar músicas inéditas, criadas especialmente para a peça pelo compositor e diretor musical Pedro Luis. Tudo isto permeado com muito humor e delicadeza.

“Investimos no teatro infantil como um importante espaço de reflexão, formação de público e uma experiência que, por meio da arte, permite que crianças e suas famílias descubram e vivam novas perspectivas, realidades e emoções. Ao receber um espetáculo como ‘A História de Kafka e a Boneca Viajante’, esperamos proporcionar ao público do Futuros – Arte e Tecnologia uma história de imaginação, amizade, amadurecimento e empatia”, ressalta o gerente de cultura do instituto Oi Futuro, Victor D’Almeida.  

O espetáculo tem patrocínio da Oi e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio cultural do Oi Futuro e os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla a partir do dia 15/01.

Aproveite sua ida ao teatro, e faça uma visita completa a Futuros – Arte e Tecnologia. Conheça a programação completa do nosso centro cultural e do Musehum aqui!

Serviço:


Peça: “A História de Kafka e a Boneca Viajante”
Teatro Futuros 
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, Rio de Janeiro.
Temporada: 20 de abril a 16 de junho, sábados e domingos.
Horário: 16h
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
Ingressos: R$ 40 (inteira) | R$ 20 (meia) 

 

Ficha técnica:

Autor: Jordi Sierra I Fabra
Dramaturgia: Julia Bernat
Direção: Isaac Bernat
Elenco: João Lucas Romero e Laura Becker
Direção Musical: Pedro Luís
Preparação Vocal: Soraya Ravenle
Iluminação: Aurélio De Simoni
Assistente de direção: Paula Furtado
Figurino: Margo Margot
Cenário: Doris Rollemberg
Direção de Produção: Aninha Barros
Pré-produção: Elissandro Aquino
Produção executiva: Aninha Barros e Paula Furtado
Fotos: Dalton Valério
Mídias: A Combinar
Assessoria de Imprensa: Cristiana Lobo
Identidade Visual: Bianca Oliveira
Idealização: Isaac Bernat
Realização: Vaca Amarela educação e arte LTDA 

Principais Tags:

Compartilhe com o universo!

Leia também
Acessibilidade e inclusão: Musehum terá exibição de curtas e debates na Primavera dos Museus
Três exposições ocupam as galerias de Futuros em setembro. Confira!
Resenhas: Futuros recebe exposição “adiar anoite”, de Iagor Peres, em 14 de setembro
Peça inédita, ‘És Tu, Brasil?’ põe fragilidade democrática e emergência climática em cartaz
Lab Cinema Expandido: o Rio de Janeiro pelas lentes da sétima arte
In On It volta ao Futuros – Arte e Tecnologia 15 anos após estreia