De Paris ao Rio: mostra fotográfica celebra existência e resistência LGBTQIAPN+

A partir de 9 de outubro, o Futuros – Arte e Tecnologia recebe a exposição Kwir, Nou Éxist: Nós Queer Existimos, trabalho do casal de fotógrafos Raya Martigny e Édouard Richard que retrata a comunidade LGBTQIAPN+ e crioula da Ilha da Reunião, território francês localizado no Oceano Índico. A mostra, que já passou por Paris, incluindo o Museu do Louvre, e pela própria ilha, poderá ser visitada gratuitamente até 9 de novembro, de quarta a domingo, das 11h às 20h.

Reunindo cerca de 80 fotografias, a exposição convida o público a mergulhar em narrativas de resistência, autoafirmação e pertencimento. Essa afirmação também se reflete na própria língua: o termo Kwir, que traduz queer para a língua crioula da Ilha da Reunião, passou a integrar recentemente o vocabulário local, em sintonia com o marco histórico da primeira Parada LGBTQIAPN+ realizada no território em 2021.

A trajetória de Raya Martigny ajuda a entender a força desse projeto. Aos 16 anos, deixou sua terra natal em busca de liberdade e reconhecimento em Paris. Foi lá que conheceu Édouard Richard, parceiro de vida e de criação artística. Oito anos depois, os dois retornaram à ilha e encontraram uma juventude queer mais autoafirmativa e empoderada. Dessa vivência nasceu a vontade de registrar e celebrar a comunidade crioula LGBTQIAPN+, resultando na exposição.

Os artistas Raya Martigny e Édouard Richard, criadores da mostra Kwir, Nou Éxist: Nós Queer Existimos, durante a temporada da exposição no jardim do Louvre, em Paris.

“Como jovem queer, decidi sair de casa aos 16. Não via ninguém como eu ao meu redor, ninguém em quem pudesse me espelhar. Queria conhecer o mundo, me conhecer. E, na época, não havia espaço para isso lá. Quero mostrar a essa juventude que ela tem valor. Que não é preciso necessariamente partir para se construir. O importante é ter escolha — de ficar ou ir — mas com consciência, com confiança. Esse projeto nasceu desse desejo. Juntes, eu e meu parceiro e fotógrafo, Édouard, construímos um trabalho de memória e celebração através da fotografia e de arquivos, desde os anos 1980 até hoje”, conta Raya. 

O fotógrafo e documentarista Édouard, destaca a dimensão histórica e política das imagens: “Nosso trabalho não é fotojornalismo, mas arte. É um trabalho artístico que também conta uma história importante”. Ao reunir essas narrativas visuais, as fotografias convidam a refletir sobre as marcas do colonialismo e da escravidão na Ilha da Reunião, território africano que segue administrado pela Europa e cuja história permanece atravessada por tensões e resistências.

Para Carla Uller, gerente executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Instituto Futuros, a exposição dialoga com questões fundamentais tanto no Brasil quanto na Ilha da Reunião.“O Futuros – Arte e Tecnologia mais uma vez abre suas portas para pensar o presente e imaginar o amanhã. A exposição atravessa tempos e histórias, explorando colonialismo, escravidão, migração e diversidade — temas que também aqui no Brasil, fundamentaram a construção de nossas sociedades. Uma exposição que afirma: nós existimos, resistimos e transformamos o mundo”, afirma.

A mostra no Brasil é fruto de uma parceria entre a produtora francesa Elyane Prod, de Alban Sénault, e a Debê Produções, do produtor e cineasta carioca Marcio Debellian. Depois do Rio, a exposição segue para São Paulo, onde ocupará o Museu da Imagem e do Som (MIS), entre 13 e 23 de novembro, durante o festival MixBrasil. O projeto integra o calendário do Ano Cultural Brasil-França 2025,  com República Francesa, Institut Français e Instituto Guimarães Rosa, e tem patrocínio de Jean-Paul Gaultier & Requeer e Petrobras, em uma realização do Governo Federal do Brasil/Lei de Incentivo à Cultura. 

KWIR, NOU ÉXIST: NÓS QUEER EXISTIMOS

De 9 de outubro a 9 de novembro

Horário: quarta a domingo, de 11h às 20h

Entrada franca

Principais Tags:

Compartilhe com o universo!

Leia também
Década Turva: Maquinas celebra 10 anos de carreira com show gratuito no Teatro Futuros
De Paris ao Rio: mostra fotográfica celebra existência e resistência LGBTQIAPN+
O espetáculo infantil ‘Elefante’ retorna ao Futuros com temporada em outubro
Primavera do Musehum traz debates e exposições sobre mudanças climáticas
Seminário Loucura Suburbana reflete sobre arte, território e saúde mental
“Nós” estreia no Futuros com reflexão sensível sobre o amor contemporâneo