
Arte, ciência e pensamento crítico conectados para transformar o agora e criar futuros possíveis. Entre 4 e 7 de novembro, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo, recebe a 12ª edição do Hiperorgânicos, produzida pelo Núcleo de Arte e Novos Organismos (NANO), da Escola de Belas Artes da UFRJ.
Esse ano, o evento quer explorar as conexões entre o biológico e o digital sob o tema “Microbiomas poéticos: Coabitar o Invisível”. Vão ser três dias em que a iniciativa reúne artistas, cientistas e pesquisadores do Brasil e do exterior para uma programação com os formatos de Simpósio e Laboratório Aberto (OpenLab), que vai propor reflexões sobre as relações entre arte, ciência e tecnologia a partir de perspectivas sensíveis, críticas e sustentávei e convidar o público a imaginar novas formas de convivência com os microbiomas, destacando seu papel na criação artística e na compreensão de ecossistemas.
“Ao longo de seus doze anos de existência, o Hiperorgânicos tem se afirmado como um verdadeiro celeiro de experimentação. Embora nasça no contexto acadêmico, o OpenLab subverte os paradigmas tradicionais de pesquisa ao privilegiar o processo, a invenção e o encontro. Em diálogo com o público, o evento propõe um espaço onde cada participante é convidado a se abrir para uma investigação sensível e coletiva, em que o saber se faz pela escuta e pela experiência”, afirmam Guto Nóbrega e Malu Fragoso, artistas-pesquisadores e coordenadores do Hiperorgânicos.
Hiperorgânicos terá programação aberta ao público
O Hiperorgânicos 12 vai se dividir em dois momentos de experimentação, criação e reflexão.
Até o dia 6 de novembro, o OpenLab reunirá artistas-pesquisadores e público em um laboratório aberto e imersivo, onde as pessoas poderão acompanhar diversas práticas que robótica, sonificação, visualização de dados, performance, dança e outras linguagens híbridas, combinando tecnologias ancestrais, de baixa complexidade, e ferramentas de ponta em processos colaborativos.
No dia 7, os participantes do OpenLab se juntam a pesquisadores e educadores para um Simpósio que fecha a programação do evento. Nele, os participantes abrem um espaço para troca de experiências e aprofundam os debates sobre arte, tecnologia, natureza e sociedade.
“O Futuros tem como uma de suas principais vocações ser um espaço de convergência onde diferentes trajetórias, linguagens e experiências artísticas se encontram e dialogam. Iniciativas como o Hiperorgânicos promovem interações que desdobram na mistura de visões, repertórios e linguagens”, afirma Victor D’Almeida, gerente de cultura do Instituto Futuros.
A programação reúne coletivos, artistas e pensadores da América Latina e da Europa, dando ênfase à colaboração artística e a criação de novos olhares a partir de diversos pontos de partida. Entre os confirmados estão a artista ítalo-argentina Lena Becerra; a arquiteta chilena María José Besoain; o desenvolvedor de projetos culturais francês Julien Bellanger; os coletivos artísticos brasileiros ‘2050’ e ‘Fissura’, entre outros.
A programação da 12ª edição do Hiperorgânicos é gratuita.
Confira a programação completa no site do evento: clique aqui.